
Uma das coisas mais bacanas do Abbey Road é o famoso meddley do "lado B" do álbum. Sei que todo mundo usa CD hoje, mas dane-se.
Esse meddley é lindo. Os Beatles, enquanto o gravavam, chamavam-no de "the long one". O compridão. Ele tinha um pedacinho, com uma música, que foi tirado "na gilete" pelos quatro. Esse pedacinho da fita master chamava-se "Her Majesty" e ficava originalmente entre o final de Mr Mustard e "emendava" com Polytheme Pan.
Pois bem. Vcs estão acompanhando o raciocínio? Paul e John Kurlander (assistente de estúdio) cortaram esse pedaço da fita matriz e editaram Mr Mustard acabando em Polytheme como a gente conhece no disco.
Esse "pedacinho" com Her Majesty foi acidentalmente colocada mais à frente, um pouquinho antes da fita "lead" (uma fita branquinha que a gente usava pra separar as coisas no tape master, era assim...) . Absolutamente casual.
Então, quando foi feito o acetato do Abbey Road (o master, aquele que vai pra fábrica), os Beatles descobriram que o disco não acabava em The End: depois de um tempinho razoável, entrava aquele acorde (e voz) de repente "vram! her majesty is a pretty nice girl...".
Neguinho deu esporro e quis saber quem foi o mané. Foi quando Paul sacou que era um "plus cult a mais" e deixou ficar assim mesmo.
Se algum doido como eu quizer fazer o teste, comprove:
Quem pegar Her Majesty e colocá-la entre Mean Mr Mustard e Polytheme Pan vai ficar encantado com o resultado do quebra-cabeça!
Hoje, 26 de setembro, 34 anos com Abbey Road no planeta. Blog'n'Roll lembrado da efeméride por Nelson da Praia.
Espero que vc goste da história, Nelsão.
Blogado por Enio Martins @ setembro 26, 2003 11:56 AM | TrackBackUm grande abraço à todos meus amigos do
Blog'n'Roll!!! muito obrigado por tudo!!!
Fiquem com Deus...
tchau...
Comentado por Cyberamigo @ setembro 26, 2003 12:35 PMEveraldo, cartas para a redação, por favor. Vá com Deus, mas escreva.
abraços,
Jean
Comentado por Jean Boechat @ setembro 26, 2003 12:46 PMMe contaram ainda há pouco que o Cyberamigo acabou com o blog dele. Talvez por isso esse tchau dramático por aqui?
Qualé cyberamigo?
And in the end the love you take is equal to the love you made.
Watch out.
Comentado por Enio @ setembro 26, 2003 12:48 PMQuanto ao Abbey Road e esse medley. Eu só tenho uma coisa a dizer: este álbum foi o primeiro CD que eu comprei na vida. Simplesmente porque tinha que ser ele.
Não é a mesma coisa do que o LP, com esse magnífico lado B. Mas tinha que ser ele.
Eu amo Abbey Road. Simples como isso. Não canso de ouvir. E um dia, eu hei de repetir os passos de todos os peregrinos que vão até lá e, assim como os atos sacros dos mulçumanos em Meca, eu atravessarei naquela faixa.
Se passar um beetle e me atropelar, bele, morro beatlemaniacamente feliz. =^)
Comentado por Jean Boechat @ setembro 26, 2003 12:50 PM8^D
Comentado por Enio @ setembro 26, 2003 01:21 PMdo livro The Complete Beatles Recording Sessions:
"Abbey Road was a kind of Sgt Pepper mark two," says George Martin, who has publicy stated his preference for the former. "It was innovatory but in a controlled way, unlike The Beatles and Let It Be which were a little beyond control. One side of Abbey Road was very much john - Let's rock a little, let it all hang out. The other side was Paul - perhaps even symphonic. The segues were my idea, to have a continuous piece of music. Wherever possible we would design a song that way."
But how did the Beatles themselves measure the album? Alan Parsons recalls, "Whe the album was finished we were listening to a playback and Tony Hicks of the Hollies came in and joined us, hearing the LP from start to finish. He said to Paul 'I think this album is every bit as good as Pepper' but Paul disagreed with him. 'No, I don't think it's as good as Pepper, but I do like George's song. I think that's the best. 'Something' is the best song George has ever written'" Perhapsas expected, John Lennon later dismissed the entire album, and was especially condemnatoryabout the long medley. "Even before they began the album I remember John saying that he wanted all of his songs on one side and all of Paul's on the other," recalls Phil McDonald.
Comentado por Jean Boechat @ setembro 26, 2003 01:45 PM
Sabe o que eu acho? George Martin é um gênio dos graves médios e agudos.
Mas acho que ela fala muita "abobrinha" quando se refere a discos, repertório e essas coisas dos Beatles
Por exemplo, ele acha o álbum branco um exagero.Ele faria um LP.
Outra: ele deixou escapar Strawberry Fields e Penny Lane do Sgt Peppers.As duas foram parar num compacto. Foram as duas primeiras músicas gravadas para o Pepper.
E mais uma série de bobagens pequeninas. O velhinho é boa praça, mas não serve pra tomar conta das galinhas...
Comentado por Enio @ setembro 26, 2003 02:06 PMesse disco é absolutamente fenomenal, é lindo, é foda, é foda !!
Comentado por moca @ setembro 26, 2003 03:15 PMEsse medley é sensacional mesmo...as mudanças de estilos, andamentos é fodida demais !
PORÉM,
minha all-tie favorite do Abbey Road é I WANT YOU...principalmente a melodia do vocal com a guitarra e claro o grito She's so HEAAAAAAAVVYYYYYYYYYYYYY !!!!!!!!
E o lick final de guitarra....extremamente dark, sombrio, coisa que Tony Iommi jamais conseguiu munido de sua SG com inlay de cruzinha e sem as pontas de 3 dedos...
Comentado por Marcus @ setembro 26, 2003 03:16 PMEi, Pato, dê um desconto ao grande George Martin. É até compreensível, do ponto de vista do produtor de um disco, que ele diga tudo isso que você citou (com o que, como ouvinte, também não concordo). E Martin mesmo afirmou, em seu relato sobre o "Sgt. Pepper", que lançar "Penny Lane" e "Strawberry Fields" como compacto tinha sido o maior erro de sua vida profissional (embora os Beatles costumassem lançar grandes músicas apenas em single. Basta citar "Hey Jude", que não entrou no álbum branco, como sabemos).
Quem sempre dizia absurdos a respeito dos Beatles e do próprio trabalho era o John Lennon. Não dá pra crer num cara que afirmou que as únicas "músicas de verdade" que compôs foram "Help!" e "Strawberry Fields" (como assim?). Ou que Paul, com "Let It Be", quis fazer uma espécie de "Bridge Over Troubled Water" (que Paul Simon compusera meses depois). Ou que o "All Things Must Pass", melhor disco solo do George Harrison, era "meloso". Ou que queria regravar quase tudo o que os Beatles fizeram, porque era "lixo" -isso dito ao George Martin. A lista é longa e talvez só se explique porque o John vivia numa dimensão paralela. Abraços!
Comentado por Ruy @ setembro 26, 2003 03:30 PMEmbora não o considere o melhor dos Fab Four - Sgt Peppers é insubstituível! -, o que há de mais bacana em Abbey Road são as surpresas! E essa do "medley", muito bem contada pelo Enio, é uma delas. A outra que gosto muito é a catarse guitarrística pra meio que dizer adeus. Muito bom!
Quanto ao George Martin, ele pode não servir para cuidar BEM das galinhas, mas digamos que ele cuidou delas, zelou por elas, assim como as organizou! Comeu uma ou outra bola - é sempre difícil lidar momentaneamente com a genialidade dos caras, que redundava num constante e efervescente processo criativo -, mas não deixou de ser um fantástico maestro e produtor.
Abço!
Ruy, Lennon deve ter proferido todas essas merdas logo depois de ter se entupido de heroína, na salutar companhia de sua dileta esposa Yoko Ono.
Comentado por Danilo Chavagóia @ setembro 26, 2003 03:36 PMYOKO MUST DIE !!!!!!!!!
Abbey Road é lindo, mas Revolver é meu favorito.
Comentado por Marcus @ setembro 26, 2003 03:37 PMAh, um comentário totalmente off-topic: vocês viram que o Robert Palmer morreu? Como adolescente oitentista, estou chocado. Escrevi no meu blog que um dos meus sonhos era ter um monte de gostosas pernudas à minha volta enquanto eu cantava "Addicted to Love".
Comentado por Ruy @ setembro 26, 2003 03:38 PMEu vi essa do Beto Palmeira...realmente ele e o Powerstation lançaram uns hits interessante...simply irresistible...
Comentado por Marcus @ setembro 26, 2003 03:40 PMRuy: George Martin, meu tio-avô, é daquele jeito mesmo: um boa praça dos graves, médios e agudos. Para por aí.
Quanto ao Lennon, sabe tudo de Marketing. Desde sempre. Ele era o maior fã dos Beatles (depois do Paul) da face da terra.
Comentado por Enio @ setembro 26, 2003 03:41 PMPaul is dead. John is dead. George is dead. Ringo is dead. And I'm not felling very good...
Comentado por Nelson da Praia @ setembro 26, 2003 03:51 PMPatíssimo Enio, acredito que havia muito de marketing nisso tudo, mas havia sinceridade também (e talvez uma boa dose de insatisfação crônica do John). Seu tio-avô e os bizorros eram geniais juntos e foram menos geniais separados, é certo. Mas o cara que arranjou "Eleanor Rigby", "Strawberry Fields Forever" e "A Day in the Life" está, pra mim, muito acima de boa-praça na escala Richter. Abração.
Comentado por Ruy @ setembro 26, 2003 03:52 PMSimplesmente fascinante a história!
Quando vocês vão abordar o mundo literário nos blogs? Abraço!
Brimo Enio, falando agora com mais calma (só agora sosseguei do trampo): grazie pela bela história, que eu nunca soube. Quando vocês conhecerem as improvisos e as private jokes que já rolaram em montagens de filmes (deste mesmo naipe aí), vão pirar.
Ah, e quanto às efemérides rockísticas, sempre que eu me lembrar em que dia se comemora o quê, dou um toque aí. Have we a deal?
Aliás, eu sei os B&R fizeram no verão passado...
eu disse isso para o Paul do Beatles-AbbeyRoad: The End pra mim é o resumo do que viria a ser o Queen. O cara concordou totalmente e disse que sempre diz isso. E pra completar, ele disse outra coisa sobre o Álbum Branco, que eu digo sempre: só faltou samba ali. Tudo está ali.
Comentado por Jean Boechat @ setembro 26, 2003 04:33 PMO Sargento é o melhor disco dos Beatles, como diz o Paul. Mas não dá: meu preferido é o da Rua da Abadia mesmo, não tem jeito. E aos saudosos do LP, uma coisa bacana a modernidade trouxe na emenda da mudança de lados: saímos daquela agonia sem fim do Ela é tão Pesada (Gorda?) e caímos direto no alívio do Lá Vem O Sol.
Comentado por Ale Boechat @ setembro 26, 2003 06:17 PMepa... esse beatle-post tá bombando, hein ?
mas tô com o alê e não abro: sargento pimenta q me perdoe... mas a rua abadia eu acho ainda mais fodão.
e tenho dito.
Comentado por RR @ setembro 27, 2003 12:30 PMA escolha é dificílima, mas acho que concordo com o Marcus: meu favorito é o Revolver.
Comentado por Ruy @ setembro 27, 2003 02:46 PMRevolver Rules.
Comentado por Enio @ setembro 27, 2003 03:54 PMREVOLVER! Mas o Abbey Road - que já foi o primeiro na minha preferência - perde só por meia cabeça...
Comentado por Nishi @ setembro 28, 2003 04:21 PMmeu coração vira-latas pende entre revolver e abbey road.. pra resolver isto, nos dias pares, o meu favorito é o revolver, e nos ímpares, o abbey road... ah, mas tem o sgt peppers, o album branco, o rubber soul... o rubber soul!!! bom, é difícil isto..
mas, falando sobre lennon: ele era uma bichinha histérica e ciumenta, comportamento que se agravou com o uso constante de drogas...
Comentado por mau @ setembro 29, 2003 12:47 AMantes que vcs digam "ah, mas ele já usava drogas, imbecil!!", eu respondo: e a yoko??
Comentado por mau @ setembro 29, 2003 12:48 AMyoko era droga pesada.
Comentado por Jean Boechat @ setembro 29, 2003 01:04 AMNegócio é o seguinte...Album branco é o maioral , revolver o segundão , o peppers o terceirão (porra , tem a day in the life) e o rubbersoul logo atras...curto abbey road , como curto tudo dos beatles, mas ...all thing must pass é melhor...as melhores musicas do abbey road são do george...mas come together é foda....beatles 4ever...noó que frase batida!
Comentado por allan lennon @ abril 16, 2006 10:17 PM